Dr. Guilherme Gadens | Dermatologista e oncologia cutânea. Cirurgia de Mohs. Mapeamento Corporal. Foto Finder. Mapeamento de pintas

O Que é a Cirurgia Micrográfica de Mohs?

A cirurgia de Mohs é uma técnica avançada que oferece as maiores taxas de cura no tratamento da maioria dos casos de câncer de pele. Isso é possível pois 100% das margens do tumor são avaliadas ainda durante a cirurgia. 

Como Funciona a Cirurgia de Mohs?

A cirurgia começa com a remoção da pele aparentemente acometida pelo tumor, com margens mínimas (1-2 mm), e é realizada a avaliação imediata no microscópio para se determinar se o câncer foi ou não completamente retirado. 

Caso a lesão não tenha sido eliminada, são removidos fragmentos adicionais de pele (somente nas áreas acometidas) até a completa resolução do tumor. Assim, a cirurgia de Mohs evita, ao máximo, a remoção desnecessária de pele sadia ao redor do tumor, proporcionando melhores resultados estéticos. Após a obtenção de margens livres de câncer, é realizada a reconstrução do defeito criado de acordo com cada caso.

Benefícios da Cirurgia de Mohs

Alta Taxa de Cura

A cirurgia de Mohs é o método que apresenta as maiores taxas de cura no tratamento dos carcinomas basocelulares e espinocelulares.

Máxima Preservação do Tecido Saudável

Ao remover apenas o tecido afetado pelo câncer, a cirurgia minimiza a perda de pele saudável.

Resultados Estéticos Superiores

Devido à precisão da técnica, a Cirurgia de Mohs é uma ótima opção de tratamento para áreas esteticamente importantes, como a face.  

Análise Imediata

A análise microscópica das margens durante a cirurgia permite que todas as células cancerígenas sejam removidas no mesmo dia, reduzindo a necessidade de tratamentos adicionais.

Indicações para a Cirurgia de Mohs

A Cirurgia de Mohs é indicada principalmente para:

Entendendo o passo a passo da cirurgia

1

Consulta Inicial:

O processo começa com uma consulta inicial, onde o Dr. Guilherme Gadens avalia o seu caso e fornece todas as informações necessárias.

2

Escolha a anestesia:

A cirurgia de Mohs é realizada sob anestesia local, podendo também ser utilizada sedação para maior conforto do paciente, quando se julgar necessário.

3

Dia da Cirurgia:

O Dr. Guilherme Gadens realiza a remoção do câncer de pele e a avaliação microscópica no mesmo momento, repetindo o processo até a eliminação completa da lesão.

4

Reconstrução:

O fechamento do defeito criado é realizado no mesmo ato cirúrgico. Muita atenção é dada visando a melhor recuperação funcional e estética. O paciente recebe alta logo a seguir da cirurgia.

5

Pós-Operatório:

Instruções detalhadas de cuidados pós-operatórios serão fornecidas para assegurar uma recuperação rápida e eficaz

Assista o vídeo que criamos para entender melhor a cirurgia micrógráfica de Mohs:

Se você tem preocupações sobre câncer de pele ou foi diagnosticado e está considerando a cirurgia de Mohs, agende uma consulta com o Dr. Guilherme Gadens.